TRAINING IN PSYCHOANALYSIS
Distance and In-person

The psychoanalysis course aims to train psychoanalysts through the transmission of psychoanalysis in its specificity, based on the three fundamental elements of training: personal analysis, supervision and critical study of psychoanalytic theory. At the end of the course, the participant will have theoretical foundations to listen, identify, distinguish and intervene in the psychic symptoms observed in the psychoanalytic clinic.

Training in Psychoanalysis enables you to exercise the profession of psychoanalyst.

The Psychoanalyst graduated from the Brazilian Association of Philosophy and Psychoanalysis can work in clinics and offices in accordance with the laws in force in our country.

The course has a regular duration of two years and a workload of 1,260 hours, and is intended for graduates in Human and Social Sciences.

1. Participant Data:

Curso de Formação em Psicanálise

DÚVIDAS FREQUENTES
 

Quais são as vantagens de ser um psicanalista formado pela ABRAFP?
 

Os psicanalistas formados pela ABRAFP são benquistos por Instituições e profissionais da saúde mental, devido ao prestígio e tradição da ABRAFP na transmissão do saber psicanalítico.

Os psicanalistas formados pela ABRAFP, que se destacam na formação, são convidados a compor o quadro de profissionais da Instituição.
 
Os psicanalistas formados pela ABRAFP ganham visibilidade nacional através do portal de Associados da Instituição.

A ABRAFP disponibiliza para seus psicanalistas uma plataforma altamente sofisticada para atendimento psicanalítico online.


Quem pode fazer o curso de psicanálise?

Graduados em ciências humanas, sociais, biológicas e da saúde podem fazer formação em psicanálise, desde que observe todos os critérios exigidos para esse fim: formação teórico-técnica, análise didática e supervisão.

Elisabeth Roudinesco, historiadora e psicanalista francesa, retratou a condição atual da função: “A psicanálise passou a ser praticada não apenas por médicos e psiquiatras, mas por psicoterapeutas formados em psicologia. Depois de ter sido engolida pela psiquiatria, ela corria o risco de ser tragada pela psicologia e confundida com diferentes psicoterapias. Por isso, os psicanalistas reafirmaram vigorosamente a existência de suas próprias instituições, as únicas capazes de definir os critérios da formação psicanalítica”.

A análise e o estágio supervisionado são obrigatórios para tornar-se um(a) psicanalista?


Sim. O tripé fundamental para a formação em psicanálise é: curso teórico-técnico, análise didática e estágio supervisionado. É importante lembrar que um profissional em psicanálise não se forma sem ter passado por seu próprio processo psicanalítico (análise), onde se confrontará com suas próprias questões emocionais e iniciará seu processo de autoconhecimento. É impossível cuidar de um paciente sem ter feito análise anteriormente e experimentado na prática os benefícios do tratamento psicanalítico.
 
Será emitido o certificado de Formação em Psicanálise?
 

Sim. Ao término do curso, é conferido um certificado de conclusão aos estudantes/pesquisadores que preencherem todos os critérios necessários para formação em psicanálise.

Poderei atender como psicanalista em consultório ou clínicas?
 

Teoricamente, ao término do curso, você estará apto(a) a fazer o atendimento de pacientes. Contudo indicamos fazer mais um ano de supervisão com um psicanalista da ABRAFP mais experiente.

Legalidade do ofício de psicanálista?
 

No Brasil a psicanálise é exercida livremente, mesmo sendo uma profissão não regulamentada. Assim, é uma atividade livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO - código 2515.50), amparado pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII.